segunda-feira, 10 de março de 2014

Todo cuidado é pouco: Atenção às reações do bebê.

   Seu bebê se desenvolve todos os dias. Passa por fases e etapas importantes para o seu crescimento físico, emocional, social e intelectual. 
   Por volta dos 3 meses quando está fortalecido e saudável, exterioriza seu bem estar se comunicando com as pessoas pelo movimento do seu corpo, pelo seu choro, pelas suas expressões físicas, movimenta bracinhos e perninhas quando ri, quando brinca ou quando é estimulado, de bruços levanta a cabeça e quando sentado com apoio consegue ficar com a cabeça firme e erguida. 
   Portanto, nesta fase o bebê está mais sociável, emite sons, começa a distinguir quem é quem, sorri quando alguém brinca com ele, olha para tudo e o elo com pai e mãe aumenta.
   Vale ressaltar que estas são algumas referencias e cada bebê tem seu ritmo de desenvolvimento.
  Entretanto, se o seu bebê não reage aos sons, vozes, luz, não reage ao toque, não emite sons, chora muito, é molinho demais ou movimenta-se demais, pode ser um sinal de problemas no seu desenvolvimento.
   Por isso, sua observação é importante para que nas consultas pediátricas que devem ser periódicas, possa relatar ao médico o que percebeu, e, assim, ter orientações e exercer os cuidados e atitudes necessárias para o auxílio no desenvolvimento e nas necessidades do bebê.

                                                           Amor e cuidado é tudo.

Texto: Rosane Frias
Fonoaudióloga e Educadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário