sexta-feira, 14 de março de 2014

Regras e limites: O "não" é um fator organizador.

   Regras e limites desde cedo ensinam a criança a se tornar um adulto educado e responsável.
   Os pais movidos pela emoção, pelo sentimento de culpa ou pena, têm a dificuldade de dizer o "não".       Por muitas vezes não conseguem sustentar o "não" e manipulados pela criança, cedem, trocam suas mensagens e permitem a ação negativa da mesma. Dizer o "não" ou dar uma ordem, não significa trauma, pelo contrário, isso faz com que a criança além de aprender, sinta-se amada.
   Contudo, para colocar limites é necessário usar um tom de voz baixo, de conversa, firme e a mensagem a ser passada deve ser clara, simples e de forma segura. É necessário mostrar ou cobrar com paciência  uma situação que não seja adequada ou errada também de forma segura. 
   Desta forma, estará trilhando o caminho da educação que para todos é um processo e que a cada dia se renova. Os pais sempre têm duvidas, muitas duvidas de como educar ou se estão agindo de maneira correta. Quando há amor, conversa e troca de experiencias, há facilidade na transmissão de mensagens e do cultivo de confiança, o que é o ideal. 
 Com isso, as respostas comportamentais que a criança exteriorizará serão o sinal mais claro da postura e conduta educativa dos pais.
 Portanto, os limites e as regras ajudam a criança a compreender e a experimentar o mundo social e consequentemente a respeita-las, ou seja, aprendem a reconhecer os próprios limites, os dos outros e aprendem a conviver com o sentimento de frustração.
Rosane Frias
Fonoaudióloga e Educadora

"Estabelecer limites para os filhos, é necessário e saudável. 
Vale a pena pensar na importância de educar e preparar os filhos para enfrentar tempos difíceis, mesmo que eles nunca cheguem". 


Nenhum comentário:

Postar um comentário