terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Creche boa é creche responsável...

      Uma boa creche deve oferecer um ambiente tranquilo, seguro e carinhoso. Devem ter profissionais e pessoas capacitadas nos cuidados com as crianças.
       Os espaços devem ser claros, iluminados, arejados e estruturados de forma a não propiciarem perigo para os pequeninos. Devem zelar pela higiene e limpeza; oferecer brinquedos adequados, local para recreação e banho de sol. Devem cultivar um ambiente falante, desenvolvendo formas de expressão, ou seja, falar e ser ouvido, pintar, desenhar, cantar e dançar. Não pode faltar cuidados com a alimentação, hora do sono e brincadeiras, pois é neste momento que a criança  representa no mundo imaginário o mundo dos adultos.
Texto: Rosane Frias
Fonoaudióloga e Educadora

Educar para crescer

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Família e Creche...uma união perfeita.

       Na atualidade, com a vida conturbada em relação ao trabalho, cada vez mais famílias estão procurando a creche para dar os cuidados necessários a seus filhos, mesmo porquê, as creches estão oferecendo além de segurança e carinho, estrutura para que as crianças possam se desenvolver de forma plena e saudável.
Deixar a criança com alguém em casa para cuidar, já deixou faz tempo de ser a melhor opção, pois a criança deixa de ter estímulos diversos que facilitam o desenvolvimento.
      Crescer desde tenra idade envolvido em um universo de estímulos é o ideal para o desenvolvimento sócio cognitivo. Matricular a criança na creche, de preferencia nas que são "Centros Educacionais" é sinônimo de investimento na educação, proteção e cuidados essenciais. As creches se tornaram parceiras das famílias, pois são coadjuvantes na própria estruturação familiar.
Texto: Rosane Frias
          Fonoaudióloga e Educadora
A família e a escola como parceiras...